Combater os excessos de Natal com exercício

A prática de exercício físico regular pode ser uma boa aliada para melhorar a sua condição clínica, diminuindo a intensidade dos seus sintomas, ajudando na manutenção dos mesmos e também muito importante, prevenindo outro tipo de situações. Assim, se já tem esses cuidados no seu dia a dia, não descure a sua saúde. É possível combater os excessos de Natal com exercício!

Dores comuns

As “dores nas costas”, por exemplo, são um dos problemas de saúde mais comuns e resultam quase sempre de uma acumulação de erros de postura e falta de exercício.

Sabia que:

  • 72,4% das pessoas sofrem ou já sofreram de dores de costas
  • Representam mais de 50% das causas de incapacidade física
  • 70% das queixas são relativas à região lombar
  • 2ª causa mais frequente de idas às urgências hospitalares
  • Mais de 420 mil destas pessoas já faltaram ao trabalho devido a estas dores

Na época festiva, passamos muito tempo sentados à mesa ou na sala a conviver ou de pé, a preparar as refeições. Tome os cuidados necessários para que esses esforços sejam mitigados.

Como combater os excessos de Natal, então?

Deve manter o seu plano de exercícios mesmo na época festiva que se aproxima. Mas o convívio familiar tão especial desta época não sairá afetado, acredite. Para isso, basta gerir o seu tempo da melhor forma e, quem sabe, até fazer alguns exercícios em família. 

Então, a prática de exercício físico aeróbio, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta, é uma boa opção. No entanto, pode ainda, combiná-lo com alguns exercícios de alongamentos, força e trabalho ao nível do core (musculatura abdominal e das costas). 

Assim, estes exercícios irão ajudá-lo a manter-se ativo e saudável durante a altura do Natal e Passagem de Ano, altura em que, além de ser propicia ao sedentarismo, também o é a nível de excessos alimentares. 

Que tipo de exercícios deve fazer?

  1. Caminhar/nadar/bicicleta (30 min. por dia)
  2. Ponte com bola suíça (alternar perna de apoio na bola)
  3. One Leg Stretch com bola suíça (alternar a perna dobrada)
  4. Prancha frontal alternando o apoio dos braços e das pernas

 Exercício 2
Exercício 3
 Exercício 4

Nos exercícios referidos anteriormente com os números 2, 3 e 4, mantenha a posição durante 15/30 seg. De seguida, descontraia e relaxe completamente. Faça 10 repetições, 2 a 3 vezes por dia, todos os dias.

Benefícios destes exercícios:

  • melhora a respiração
  • aumenta a força
  • melhora a postura
  • tonifica o corpo
  • melhora a flexibilidade
  • melhora a definição do corpo
  • aumenta a consciência corporal
  • melhora o equilíbrio
  • aumenta a coordenação motora
  • aumenta o bem-estar

Assim, para além daqueles exercícios, deixamos ainda algumas recomendações/conselhos com objetivo de prevenção:

  • evite carregar malas pesadas num só ombro
  • procure sentar-se sempre em ângulo reto
  • faça exercício físico
  • não fume
  • controle o seu peso
  • alongue regularmente os músculos
  • evite o sedentarismo
  • mantenha sempre uma postura correta
  • levante pesos com as pernas e não com as costas
  • não permaneça demasiado tempo na mesma posição

Aprenda a ser mais ativo e a cuidar da sua saúde! No entanto, não deixe de consultar o seu médico e fisioterapeuta de forma a poder ter um plano à sua medida para ajudá-lo a atingir os seus objetivos, tratando-os e prevenindo-os.