Atividade Física e Saúde

A saúde de cada indivíduo é influenciada pelo nível de atividade física, uma vez que se relaciona com o bem-estar e qualidade de vida. A OMS (2016), Organização Mundial de Saúde, define saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente, a ausência de doenças”.

Ter uma vida fisicamente ativa traz muitas melhorias a nível das capacidades físicas como força, potência, resistência bem como a capacidade cardiorrespiratória, podendo contribuir para prevenir qualquer tipo de doenças e diminuir os fatores de risco, sendo estes, responsáveis por 60% das mortes anuais em Portugal e 47% em todo o mundo (Batista et al., 2011). Adicionalmente, a atividade física regular pode promover redução do risco de doenças cardiovasculares, bom funcionamento cardiopulmonar, controlo das funções metabólicas e manutenção das funções motoras.

Além disto, praticar atividade física apresenta outros benefícios já que, leva ao aumento da circulação sanguínea cerebral e de catecolaminas, como a noradrenalina e a dopamina, que são substâncias fundamentais para a memória. Além disto, a prática do exercício está relacionada com uma boa qualidade de sono, promovendo maior relaxamento, sono menos fragmentado e melhor disposição no dia a seguir.

A necessidade de modificar o estilo de vida sedentário é cada vez mais vital. A prática de atividade física também se relaciona com o nosso estado mental, podendo influenciar nos transtornos psicológicos, o nosso humor e autoestima. Para combater o sedentarismo, de acordo com a OMS, é recomendado que se pratique, pelo menos, 150 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada.

O ideal é começar por uma atividade simples e de baixa intensidade como uma caminhada de 30 minutos, 3 vezes por semana, aumentando gradualmente a intensidade dos exercícios, para uma melhor adaptação, sempre respeitando o limite do seu próprio corpo.

As atividades físicas podem ser feitas em qualquer idade, sendo importante fazer uma avaliação médica prévia para iniciar os exercícios.

Então, comece uma atividade hoje e investa na sua saúde!

Fale connosco para esclarecimentos adicionais e uma avaliação da sua situação.

Partilhe este artigo

Artigos relacionados

Síndrome do Desfiladeiro Torácico

A Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT) ocorre devido a uma variação anatómica que comprime a artéria subclávia, a veia subclávia e o plexo braquial, na região do desfiladeiro torácico.

Ler artigo

Síndrome Piriforme: o que é?

O piriforme ou piramidal, é um músculo localização na zona da nádega. Por vezes, este músculo encontra-se em excessiva tensão, comprimindo o nervo ciático. Esta lesão tem o nome de síndrome do piriforme. 

Ler artigo

Drenagem Linfática Manual (DLM)

É uma técnica de terapia manual que é efetuada por profissionais qualificados com recurso a movimentos suaves das mãos através de deslizamentos e bombeamentos de forma a estimular o sistema linfático para o seu bom funcionamento.

Ler artigo

Siga-nos

Política de Privacidade

Dr. André Yee

Línguas: Português, Inglês, Chinês (Cantonês).

Clínica:

Médico Especialista em Medicina Física e de Reabilitação.
Mestrado em Ecografia Musculoesquelética e Intervencionismo Ecoguiado.
Pós-Graduação em Medicina Desportiva.

Áreas de Intervenção: