O que é realmente a Dor?

A definição de dor é, segundo a International Association for the Study of Pain (IASP), uma experiência multidimensional, desagradável, envolvendo não só um componente sensorial, mas também um componente emocional e que se associa a uma lesão tecidular concreta ou potencial, ou é descrita em função dessa lesão.

A dor pode ser aguda quando é de início recente e de provável duração limitada havendo, normalmente, uma relação temporal e /ou causal bem definida.

> Dor Crónica

A dor pode ser crónica quando, de forma contínua ou recorrente, existe há 3 meses ou mais, ou quando persiste para além do curso normal de uma doença aguda ou da cura da lesão que lhe deu origem; quando presente, tem seu grupo de sintomas, e paradoxalmente, já é um sintoma; comporta-se como se fora uma doença em si. Imobilidade, depressão, alterações do sono, problemas nutricionais, dependência de medicamentos, incapacidade para o trabalho, ansiedade, medo, amargura, frustração e depressão são algumas das complicações que podem acompanhá-la.

> Consequências, Prevenção e Controlo da Dor

A dor não é apenas um sintoma desagradável, mas pode trazer repercussões biológicas, psicológicas, sociais, económicas, espirituais e de ordem familiar.

Dentre as dores mais comuns estão as dores da coluna cervical e lombar, dores nas articulações em geral e as dores de cabeça.

A prática de atividade física, uma alimentação adequada e controlo de peso associada a prevenção e tratamento da dor com fisioterapia podem ajudar no controlo da dor e a melhorar a qualidade de vida.

Na sequência deste tema, saiba mais sobre como diminuir as Dores nas Costas.

Fale connosco para esclarecimentos adicionais e uma avaliação da sua situação.

Partilhe este artigo

Artigos relacionados

Síndrome do Desfiladeiro Torácico

A Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT) ocorre devido a uma variação anatómica que comprime a artéria subclávia, a veia subclávia e o plexo braquial, na região do desfiladeiro torácico.

Ler artigo

Síndrome Piriforme: o que é?

O piriforme ou piramidal, é um músculo localização na zona da nádega. Por vezes, este músculo encontra-se em excessiva tensão, comprimindo o nervo ciático. Esta lesão tem o nome de síndrome do piriforme. 

Ler artigo

Drenagem Linfática Manual (DLM)

É uma técnica de terapia manual que é efetuada por profissionais qualificados com recurso a movimentos suaves das mãos através de deslizamentos e bombeamentos de forma a estimular o sistema linfático para o seu bom funcionamento.

Ler artigo

Siga-nos

Política de Privacidade

Dr. André Yee

Línguas: Português, Inglês, Chinês (Cantonês).

Clínica:

Médico Especialista em Medicina Física e de Reabilitação.
Mestrado em Ecografia Musculoesquelética e Intervencionismo Ecoguiado.
Pós-Graduação em Medicina Desportiva.

Áreas de Intervenção: