Ergonomia em Casa e no Trabalho

A utilização excessiva das novas tecnologias tem levado ao aparecimento precoce de um número crescente de queixas na população em idade ativa. No contexto atual, em que dependemos cada vez mais do digital a cada dia que passa, seja na vida pessoal ou profissional, torna-se importante perceber de que forma poderemos utilizar as novas tecnologias sem colocar em risco o nosso bem-estar.

Em primeiro lugar, é importante desmistificar a ideia antiga de que existem posições corretas e posições erradas. O que, de facto, existe, são posições que colocam determinadas estruturas sob maior stress. Nenhuma posição é errada se não for mantida durante muito tempo, assim sendo, a melhor posição que poderá assumir será sempre a próxima. Desta forma, a solução passa, principalmente, por manter um estilo de vida ativo e por evitar manter-se na mesma posição ou realizar a mesma tarefa durante um longo período de tempo.

Trabalho 8 horas sentado a uma secretária. E agora?

Sabendo das exigências de certas atividades profissionais e da inviabilidade de sair da mesma posição, ou de fazer uma pausa em tarefas repetitivas, definiram-se estratégias e posições, de forma a que o nosso corpo não esteja sujeito a tanta carga durante longos períodos.

É aqui que entra a Ergonomia, com o objetivo de adaptar o local de trabalho, de forma a aumentar o conforto, segurança e eficácia dos trabalhadores. O principal objetivo desta ciência é adaptar a tarefa à pessoa, e não o contrário. Isto torna-se tão importante no caso de trabalhar numa secretária, como no caso de trabalhar de pé ou a andar.

Estratégias de Ergonomia

  • Mantenha perto de si os objetos que mais utiliza, à distância de um antebraço, e os que utiliza ocasionalmente, à distância de um braço;
  • Minimize a fadiga, evitando o trabalho prolongado e posições mantidas;
  • Ajuste a cadeira a uma altura em que os antebraços e mãos estejam horizontais e alinhados com os cotovelos e ombros, e os pés estejam numa posição ligeiramente elevada em relação ao solo;
  • Coloque o monitor ao nível dos olhos, a uma distância entre meio metro e um metro;
  • Mude de posição a cada hora, levantando-se para uma caminhada rápida, ou mude de tarefa durante uns minutos;
  • Alongue os músculos da coluna cervical, torácica e lombar em ambas as direções, por um minuto, de forma a reduzir a dor a curto prazo;
  • Acima de tudo, respeite o que o seu corpo lhe diz. Dor ou desconforto ao fim de algum tempo são sinais de que está na hora de fazer uma pausa e trocar de posição ou tarefa.

Além dos fatores físicos, existem fatores psicossociais (stress, exigência elevada, pouco controlo no trabalho) que podem ter alguma relação com o aparecimento de problemas cervicais, lombares e nos membros superiores. Além das recomendações físicas referidas acima, sugerimos, ainda, que tente refletir sobre a forma como estes fatores influenciam a sua capacidade de trabalho e, caso chegue à conclusão de que podem ser prejudiciais ao seu desempenho e à sua saúde, se é possível modificá-los.

Com a alteração deste conjunto de fatores, é possível trabalhar de uma forma mais segura e reduzir o risco de aparecimento de lesões relacionadas com o trabalho. É importante mencionar que estes problemas não advêm apenas do trabalho, mas também surgem associados ao sedentarismo. Mantenha um estilo de vida ativo e aplique estas estratégias, contribuindo para a sua saúde e bem-estar.

Partilhe este artigo

Artigos relacionados

Síndrome do Desfiladeiro Torácico

A Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT) ocorre devido a uma variação anatómica que comprime a artéria subclávia, a veia subclávia e o plexo braquial, na região do desfiladeiro torácico.

Ler artigo

Síndrome Piriforme: o que é?

O piriforme ou piramidal, é um músculo localização na zona da nádega. Por vezes, este músculo encontra-se em excessiva tensão, comprimindo o nervo ciático. Esta lesão tem o nome de síndrome do piriforme. 

Ler artigo

Drenagem Linfática Manual (DLM)

É uma técnica de terapia manual que é efetuada por profissionais qualificados com recurso a movimentos suaves das mãos através de deslizamentos e bombeamentos de forma a estimular o sistema linfático para o seu bom funcionamento.

Ler artigo

Siga-nos

Política de Privacidade

Dr. André Yee

Línguas: Português, Inglês, Chinês (Cantonês).

Clínica:

Médico Especialista em Medicina Física e de Reabilitação.
Mestrado em Ecografia Musculoesquelética e Intervencionismo Ecoguiado.
Pós-Graduação em Medicina Desportiva.

Áreas de Intervenção: