A fisioterapia não tem apenas como foco principal a reabilitação de lesões. Representa um importante papel a nível da prevenção de lesões, tendo como objetivo evitar os problemas, promover a saúde e o bem-estar.
A fisioterapia preventiva reúne várias técnicas que vão melhorar o funcionamento dos músculos e das articulações, bem como as funções de vários sistemas orgânicos, nomeadamente o cardiorrespiratório. A versatilidade da fisioterapia preventiva é uma das grandes vantagens, pois abrange todas as idades e diferentes perfis, entre eles adolescentes, idosos, trabalhadores e atletas.
- Os adolescentes merecem uma atenção especial em relação à postura corporal, uma vez que permanecem longos períodos em posições mantidas no ambiente escolar e, por isso, são uma população propensa a desenvolver padrões posturais inadequados, que podem causar além de dores, alterações musculares e/ou deformidades na coluna vertebral. A fisioterapia preventiva nestes casos consiste no cumprimento de programas de reeducação postural que possibilitam o conhecimento acerca dos desvios posturais, minimizando as complicações.
- O envelhecimento acarreta disfunções de saúde, como fraqueza a nível dos ossos, músculos e tendões, além de um possível padrão de rigidez articular. Tendo em conta estas alterações, a fisioterapia preventiva é fundamental para evitar várias doenças e reduzir o risco de complicações em casos de acidentes, como as quedas. A fisioterapia preventiva nesta população, tem como principais indicações a reversão de quadros de fraqueza muscular, atraso no desenvolvimento da degeneração articular, dor e cansaço, diminuição da agilidade e défice de equilíbrio. Assim sendo, esta intervenção tem como objetivo manter a funcionalidade e o bem-estar do idoso, evitando e retardando complicações.
- No ambiente laboral, situações como o stress, ansiedade, posturas incorretas, movimentos repetidos, entre outros, podem originar doenças que diminuem a qualidade de vida. Neste sentido, a aposta na prevenção no contexto empresarial torna-se importante para reduzir doenças cardiovasculares, tensões musculares, stress, lesões por esforço repetitivo, relacionados ao trabalho e alterações posturais.
- Ao contrário do que se costuma pensar, os atletas necessitam de fisioterapia preventiva. Esta tem como objetivo evitar algumas lesões, contribuindo para um melhor desempenho e rendimento nos treinos e competições.
Fisioterapia Preventiva – Principais Benefícios:
- Aumentar o condicionamento físico;
- Promover maior consciencialização corporal;
- Reduzir o risco de lesões;
- Ativar a circulação sanguínea e linfática;
- Melhorar a postura;
- Melhorar as funções cardiorespiratórias;
- Melhorar a componente psico-social e emocional, através da diminuição do stress, ansiedade e cansaço;
- Aumentar a autoconfiança e autoestima.
Além do conjunto de técnicas, como exercícios de mobilidade, exercícios de fortalecimento muscular, exercícios cardiorespiratórios, a suplementação alimentar é essencial ao bom funcionamento do organismo, evitando e auxiliando na prevenção de doenças.
A fisioterapia como ferramenta de prevenção proporciona uma maior qualidade de vida, saúde e bem-estar à população em geral, gerando uma melhor satisfação dos pacientes.
Fale connosco para esclarecimentos adicionais e uma avaliação da sua situação.