Perturbações do Sono

O que é uma perturbação do sono?

O sono é uma necessidade básica humana, sendo assim, crucial para a nossa saúde e bem-estar. A falta de qualidade de sono pode ter origem em inúmeros fatores como físicos e mentais. Uma perturbação do sono passa por ser uma diminuição da capacidade de dormir adequadamente resultando de uma deficiência da qualidade do sono, seja por alterações cerebrais, por desregulação entre o sono e a vigília, alterações respiratórias ou por transtornos de movimento.

O que é sono saudável?

O sono saudável deve revitalizar a pessoa, de forma que esta se sinta dinâmica e com energia durante o dia. A qualidade de sono tem três características básicas como a duração, continuidade e profundidade. A duração do sono deve ser suficiente para descansar e manter-se desperto no dia seguinte. Os períodos de sono não devem ter interrupções e devem ser suficientemente profundos para serem reparadores.

Quando existem estas perturbações é crucial fazer uma análise ao sono de modo a identificar os fatores de risco, as causas e definir um plano de tratamento. As patologias que levam à perturbação do sono e que o condicionam, podem mesmo causar problemas graves se não forem tratadas corretamente. Segundo a World Sleep Society, quase 45% da população mundial tem perturbações do sono, sendo a maioria tratáveis.

Qual a importância de identificar o tipo de perturbação do sono?

Os sinais e sintomas das diversas perturbações do sono que podem existir devem ser analisados e diagnosticados por um profissional de saúde, preferencialmente especialista em sono. Após a avaliação médica, podendo ser feita por um Neurologista, Médico de Medicina Geral ou Psiquiatra, é necessário haver um plano de tratamento adequando para cada individuo.

Algumas patologias que podem condicionar o sono:

Apneia do sono

O Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é uma perturbação da respiração em que ocorre uma interrupção do fluxo respiratório devido ao colapso das vias aéreas, sendo mais comum em homens entre os 40 e 50 anos, indivíduos obesos, hábitos de consumo de álcool e indivíduos com alterações no nariz, na boca ou mandíbula.

Esta doença provoca alterações no sono, ocorrendo uma incapacidade de atingir uma fase de sono mais profunda, impossibilitando o descanso necessário. É comum os indivíduos com este tipo de perturbações ficarem sonolentos durante o dia, tendo outras complicações como dores de cabeça, défice de concentração, alterações de memória, hipertensão e irritabilidade.

O tratamento tem como objetivo único uma abordagem multidisciplinar, introduzindo áreas como a fisioterapia, a psicologia e a odontologia do sono. O fisioterapeuta atua, juntamente com o médico, auxiliando a prescrição do melhor aparelho de pressão positiva continua nas vias aéreas, ajustando a melhor interface (máscara e acessórios) a cada individuo. Cada vez mais, o fisioterapeuta tem um papel de extrema importância dentro desta intervenção multidisciplinar, que visa especialmente, melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Sonambulismo

O sonambulismo provoca comportamentos inadequados durante o sono, ou seja, existem alterações no padrão do sono devido à ativação de diversas áreas do cérebro em momentos inapropriados, podendo até caminhar, conversar e de seguida acordar ou voltar a dormir normalmente.

Na maioria das vezes não é necessário tratamento, mas existem alguns casos, onde o médico poderá indicar tratamento farmacológico para ajudar a regularizar o sono.

Síndrome das pernas inquietas

A síndrome das pernas inquietas é uma desordem neurológica que causa sensação de desconforto nas pernas associada à necessidade incontrolável de movimentar os membros inferiores, especialmente durante o repouso ou na hora de dormir. Esta patologia impede que haja um sono saudável, podendo provocar sonolência e fadiga durante o dia.

O tratamento envolve diminuir o desconforto e melhorar a qualidade de vida, evitando o uso de substância estimulantes, como álcool, tabaco e cafeína, evitar a privação do sono e praticar exercício físico.

Narcolepsia

A narcolepsia é um transtorno crónico do sono caracterizada por ataques repentinos de sono, em que o individuo pode dormir em qualquer lugar ou a qualquer hora do dia, dificultando as suas atividades de vida diária.

Este transtorno não tem cura, no entanto, podem ser recomendados alguns fármacos estimulantes ou antidepressivos, como também evitar consumo de bebidas alcoólicas, não realizar sestas durante o dia e promover mudanças na alimentação.

Bruxismo

O bruxismo é uma alteração de movimento sendo caracterizado pelo ato involuntário de ranger e apertar os dentes de forma involuntária, provocando complicações como alterações dentárias, dores de cabeça, dores na mandíbula e estalos na Articulação Temporo-Mandibular (ATM). Este transtorno é mais comum nas crianças, contudo pode manifestar-se em adultos, podendo ocorrer durante o dia mas sendo mais frequente à noite e na hora de dormir.

Devido às várias complicações associadas ao bruxismo, o tratamento passa por uma equipa multidisciplinar – Cirurgia Maxilo-Facial, Medicina Dentária e Medicina Física de Reabilitação. Na vertente da Medicina Dentária, o tratamento pode passar por correções de alterações dentárias ou colocar um dispositivo entre os dentes para evitar o desgaste. Por outro lado, a Fisioterapia é considerada como um dos métodos mais eficazes no tratamento desta perturbação com o objetivo de aliviar a sintomatologia dos pacientes, restabelecer a função e a amplitude normal da ATM, promover o relaxamento muscular, possibilitar a correção postural, proporcionar saúde e bem-estar e prevenir complicações.

Podemos concluir, que existem várias categorias de perturbações do sono, como problemas respiratórios, problemas relacionados com a sonolência excessiva, transtornos relacionados com movimentos indesejáveis, antes e durante o sono, experiências marcantes ao adormecer e/ou ao acordar ou até a alteração dos horários. Existem assim, dezenas de patologias que podem condicionar o sono e que podem surgir em qualquer idade, e devem ser tratadas adequadamente, pois podem afetar gravemente a saúde física e mental. Cabe ao fisioterapeuta, reconhecer sinais e sintomas destas perturbações, seja em ambiente hospital ou durante a avaliação através de perguntas sobre a qualidade de sono. Mediante alguma suspeita clínica, deve encaminhar para o médico especialista do sono para confirmação de diagnóstico clínico.

À vista disso, podemos concluir que, identificar os fatores de risco e a origem da perturbação do sono, é de extrema importância para conseguir encontrar o tratamento adequado à situação.

Fale connosco para esclarecimentos adicionais e uma avaliação da sua situação.

Partilhe este artigo

Artigos relacionados

Síndrome do Desfiladeiro Torácico

A Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT) ocorre devido a uma variação anatómica que comprime a artéria subclávia, a veia subclávia e o plexo braquial, na região do desfiladeiro torácico.

Ler artigo

Síndrome Piriforme: o que é?

O piriforme ou piramidal, é um músculo localização na zona da nádega. Por vezes, este músculo encontra-se em excessiva tensão, comprimindo o nervo ciático. Esta lesão tem o nome de síndrome do piriforme. 

Ler artigo

Drenagem Linfática Manual (DLM)

É uma técnica de terapia manual que é efetuada por profissionais qualificados com recurso a movimentos suaves das mãos através de deslizamentos e bombeamentos de forma a estimular o sistema linfático para o seu bom funcionamento.

Ler artigo

Siga-nos

Política de Privacidade

Dr. André Yee

Línguas: Português, Inglês, Chinês (Cantonês).

Clínica:

Médico Especialista em Medicina Física e de Reabilitação.
Mestrado em Ecografia Musculoesquelética e Intervencionismo Ecoguiado.
Pós-Graduação em Medicina Desportiva.

Áreas de Intervenção: