O nosso corpo, ao longo da noite, muda de posição variadas vezes. É considerada a posição de eleição para dormir aquela que é escolhida todas as noites para adormecer. A maioria das pessoas não dorme na posição mais saudável, o que pode afetar muito mais do que apenas a qualidade do sono. As posições desadequadas de dormir favorecem dores nas costas, no pescoço, fadiga, apneia do sono, cãibras, má circulação, azia e refluxo gastroesofágico.
Posição de Barriga para Cima
Esta posição não é a mais saudável para dormir, mas existem algumas vantagens. O importante nesta posição é colocar uma almofada que permita o alinhamento da cabeça, pescoço e coluna.
Contudo, deve-se evitar esta posição se tiver problemas como o ressonar ou a apneia do sono, pois pode levar ao bloqueio das vias respiratórias pela alteração da posição da língua. Além disso, o peso corporal como está todo sobre a coluna, pode provocar dores lombares, podendo ser resolvido ao colocar uma pequena almofada/rolinho por baixo dos joelhos melhorando a posição da coluna. Apesar desta posição não ser a mais saudável, recomenda-se que se deite de costas para adormecer, pois promove o relaxamento nos instantes antes de adormecer.
Pode ser uma boa opção quando:
- Dor ou alterações no ombro
- Feridas ou dor no rosto
- Gripe (facilita a respiração quando a cabeça está mais elevada)
Posição de lado
Esta posição é uma boa opção para evitar dores de pescoço e costas e reduz a probabilidade de vir a ressonar, pois mantém as vias aéreas abertas. Sobretudo, é vantajoso dormir para o lado esquerdo dado que favorece a digestão, melhora o funcionamento do sistema imunológico e a circulação sanguínea.
Durante a gravidez é a melhor escolha porque, para além de ajudar no fluxo sanguíneo, impede que o feto e o útero sejam pressionados contra o fígado e que haja uma obstrução da artéria aorta (responsável por bombear o sangue para todo o organismo). Em contra partida, dormir para o lado direto pode ser potenciador de azia e refluxo gástrico.
Outras das desvantagens, é compressão dos nervos dos ombros, braços e pernas, principalmente se descansar a cabeça por cima de um dos braços. Uma das consequências mais comuns da repetição desta posição de dormir é a síndrome do túnel cárpico, que passa pela compressão do nervo mediano na zona do punho.
Para quem dorme nesta posição, é aconselhado uma almofada entre as pernas, para a coluna manter a sua curvatura natural.
Posição Barriga para baixo
A posição de dormir de barriga para baixo é a menos aconselhada por médicos e especialistas, sendo uma das piores posições para dormir, pois a cabeça tem que ser apoiada nas mãos e o pescoço colocado de lado para poder respirar, o que faz com que haja uma pressão significativa no pescoço, não respeitando a curvatura natural da coluna. Esta posição compromete articulações, músculos, órgãos e nervos pela pressão que é exercida pelos mesmos.
Para a posição se tornar mais confortável, pode ser colocada uma almofada fina no pescoço e outra entre as pernas para ajustar a coluna às suas curvaturas naturais para que fique totalmente apoiada, sem causar dores ou desconfortos.
As posições inadequadas para dormir podem desencadear diversas patologias e disfunções no nosso corpo, afetando assim a qualidade do sono. Contudo, não existe uma posição ideal para dormir. Cada posição tem as suas vantagens e desvantagens. Podemos apenas destacar que a posição de dormir de lado, em especial para o lado esquerdo, é a posição mais aconselhada.
Fale connosco para esclarecimentos adicionais e uma avaliação da sua situação.