Fisioterapia na articulação temporomandibular
O que é a disfunção na ATM?
A Disfunção Temporomandibular é um conjunto de patologias ou sintomas relacionados maioritariamente com os músculos mastigatórios e com a Articulação Temporomandibular (ATM). Cerca de 5-12% da população mundial tem disfunção na ATM, sendo que os indivíduos do sexo feminino têm uma prevalência duas vezes maior para este tipo de disfunções quando comparadas com os indivíduos do sexo masculino. Esta articulação é essencial no organismo humano, uma vez que é usada para comunicar, mastigar, bocejar, etc. A ATM funciona num sistema de bilateralidade, isto é, não é possível movimentar a ATM esquerda sem que haja uma resposta na ATM direita.
A ATM pode também apresentar uma forte relação com a região cervical, sistema vestibular, posição da cabeça e do pescoço, entre outros.
Como identificar um problema na ATM?
O principal conjunto de sintomas e sinais a ter em conta são os seguintes:
- Dor articular e muscular na região da boca e/ou ouvido;
- Dor/fadiga ao mastigar alimentos;
- Rigidez na mandíbula;
- Desalinhamentos ou limitações na mobilidade mandibular;
- Ruídos na articulação (clicks ou “areias”);
- Dores de cabeça
- Tensão muscular no pescoço.
Qual o objetivo da Fisioterapia?
Tem como principais objetivos reduzir a dor, diminuir a hiperatividade e fadiga muscular, restabelecer a amplitude de movimento da mandíbula e promover através de exercício e educação uma postura correta livre de hábitos parafuncionais. O tratamento não é invasivo, baseando-se maioritariamente em terapia manual, exercício terapêutico e estratégias de autoeficácia, para que o paciente aprenda a controlar a sua disfunção da melhor forma.