A Epicondilite Lateral, comumente conhecida como “cotovelo de tenista”, é uma condição caracterizada por dor na parte externa do cotovelo, resultante da inflamação ou degeneração dos tendões nessa região. Embora frequentemente associada a desportos de raquete, como ténis, padel ou badminton, também pode surgir devido a movimentos repetitivos em contextos laborais ou atividades, como musculação, com cargas excessivas. Os sintomas incluem dor moderada a intensa, dificuldade nos movimentos do cotovelo e, por vezes, perda de força que se estende ao punho e dedos.
A reabilitação é fundamental para controlar os sintomas, restaurar a função e prevenir recidivas. A Fisioterapia desempenha um papel crucial nesse processo, através de protocolos que podem incluir agentes físicos, como ultrassom, laser, TENS e ondas de choque, terapia manual e fortalecimento muscular específico dos músculos em torno do cotovelo. Estudos indicam que a combinação de alongamentos, mobilizações e exercícios de fortalecimento é eficaz no alívio dos sintomas, podendo ser complementada com massagem para efeitos a curto prazo e mobilização da coluna cervical e torácica.
Sem substituir uma avaliação prévia por um profissional da saúde, a Physiohub preparou alguns exercícios que podem ser indicados tanto para reduzir o risco de lesão como para a recuperar. Veja no vídeo abaixo: