Drenagem Linfática Manual (DLM)

> O que é a Drenagem Linfática Manual?

É uma técnica de terapia manual que é efetuada por profissionais qualificados com recurso a movimentos suaves das mãos através de deslizamentos e bombeamentos de forma a estimular o sistema linfático para o seu bom funcionamento.

O sistema linfático é constituído por uma rede de vasos muito semelhante ao sistema sanguíneo, mas este tem como objetivo a filtração dos agentes patogénicos criados pelas nossas células e o seu transporte através dos gânglios linfáticos para os vasos sanguíneos e consequentemente eliminados pela urina. Desta forma o sistema linfático é fundamental para o equilíbrio hídrico do nosso corpo assim como barreira de defesa para organismos estranhos.

O edema acontece quando o linfedema, líquido intersticial constituido por água, sais e proteínas, entra no espaço tecidual em excesso e os gânglios linfáticos não têm a capacidade de drenar o líquido causando assim pressão nos tecidos, em especial nos vasos, aumentando a sua pressão e dificultando a circulação linfática e sanguínea.  

> Sintomas da Drenagem Linfática Manual

O edema está presente e é notório quando vemos por exemplo os nossos membros inferiores “inchados”. Se sente as suas pernas cansadas, o calçado está mais apertado ou teve uma lesão do qual resulte edema, a DLM poderá ser indicada para a sua situação. Procure um profissional que faça uma avaliação do seu caso para identificar a origem do edema. 

> Benefícios da Drenagem Linfática Manual

A DLM tem um papel significativo na redução da dor, do edema, na melhoria da circulação sanguínea e linfática, no aspeto estético do nosso corpo e na melhoria da qualidade de vida. 

Assim, esta técnica pode ser usada em casos pós cirúrgicos, em lesões agudas traumáticas, casos de lesões crónicas do sistema linfático, tratamentos oncológicos, cirurgias estéticas, retenção linfática devido a posições mantidas, entre outras. 

No âmbito deste tema, saiba mais sobre a drenagem linfática na gravidez.

Fale connosco para esclarecimentos adicionais e uma avaliação da sua situação.

Partilhe este artigo

Artigos relacionados

Síndrome do Desfiladeiro Torácico

A Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT) ocorre devido a uma variação anatómica que comprime a artéria subclávia, a veia subclávia e o plexo braquial, na região do desfiladeiro torácico.

Ler artigo

Síndrome Piriforme: o que é?

O piriforme ou piramidal, é um músculo localização na zona da nádega. Por vezes, este músculo encontra-se em excessiva tensão, comprimindo o nervo ciático. Esta lesão tem o nome de síndrome do piriforme. 

Ler artigo

Siga-nos

Política de Privacidade

Dr. André Yee

Línguas: Português, Inglês, Chinês (Cantonês).

Clínica:

Médico Especialista em Medicina Física e de Reabilitação.
Mestrado em Ecografia Musculoesquelética e Intervencionismo Ecoguiado.
Pós-Graduação em Medicina Desportiva.

Áreas de Intervenção: