fbpx

Onicomicose: o que é a micose nas unhas, causas e tratamento

Onicomicose ou Micose nas unhas é a designação que se dá a unhas com infeção fúngica.  Tem maior prevalência em idosos, pessoas com má circulação no pé, diabetes, alterações na unha, dermatomicose e sistema imunológico enfraquecido. 

> Causas da Onicomicose

Pode ser causada por vários tipos de fungos sendo o mais frequente os dermatófitos (bolores). A unha geralmente sofre alterações que vão desde simples manchas até ao espessamento da unha.  

> Tratamento da Onicomicose

O tratamento pode ser através de antifúngicos orais (quando a matriz está afetada), tópicos ou laser. É importante a avaliação do Podologista para escolher o tratamento mais adequado. Uma vez que as unhas demoram entre 12 a 18 meses a crescer totalmente, é um tratamento prolongado. 

Para evitar recidivas é importante ter alguns cuidados com o pé nomeadamente higiene, calçado e traumatismos pois a maior parte das onicomicoses surge de traumatismos na unha. 

Consulte o seu Podologista para avaliar o estado das suas unhas. Quanto mais cedo for a intervenção mais eficaz será o tratamento. Saiba mais sobre as áreas de intervenção destes profissionais.

No âmbito deste tema, saiba mais sobre a Onicocriptose (unha encravada).

Fale connosco para esclarecimentos adicionais e uma avaliação da sua situação.