A saúde do idoso é um dos temas mais discutidos e pesquisados atualmente, pela sua importância, uma vez que a população mundial está envelhecendo mais ao longo dos anos. O processo de envelhecimento traz consigo várias alterações fisiológicas como a progressiva atrofia muscular, desmineralização óssea, aumento da espessura da parede dos vasos, aumento do nível de gordura, diminuição da coordenação, entre outras.
O nosso organismo é composto por 40% de músculos que promovem o movimento e é de extrema importância a manutenção deste sistema músculo-esquelético. O corpo e o movimento constituem uma unidade que funciona através de energia.
A fisioterapia aplicada à saúde do idoso que envolve a prevenção e a reabilitação. A reeducação funcional consiste na realização de exercícios de forma global para melhorar o desempenho dos movimentos para que as atividades da vida diária sejam executadas da forma mais fácil. Além disto, com foco na funcionalidade, a reeducação destina-se a corrigir a incapacidade existente e a conservar, desenvolver ou a restabelecer as aptidões para o exercício.
Um programa de reeducação funcional inclui:
- Treino de força;
- Flexibilidade;
- Agilidade;
- Coordenação;
- Exercícios com foco em atividades da vida diária ou regresso aos desportos.
Para começar o processo de Reeducação Funcional, deve-se ter uma avaliação médica e fisioterapêutica para adaptar o programa de tratamento, de acordo com seu historial clínico.
Fale connosco para esclarecimentos adicionais e uma avaliação da sua situação.