A massagem consiste na aplicação de força, pressão ou vibração aos tecidos moles do corpo (músculos, tendões e ligamentos) de forma e intensidade variada.
Há muitos tipos de massagem, cada uma com o seu propósito. Aqui, destacamos a massagem de relaxamento e a massagem desportiva enquanto massagens para aliviar dores.
Massagem de relaxamento
Utiliza um conjunto de movimentos terapêuticos para estimular e relaxar o corpo. Esta massagem é geralmente feita de forma mais gentil e delicada, aplicada à globalidade do corpo, mas sempre focada em zonas de maior tensão.
O objetivo principal será o relaxamento total do corpo e mente, promovendo um bem-estar físico e também psicológico. Para este efeito, poderá ser feito o recurso a música relaxante e aplicação de calor húmido.
Benefícios
- Alivia dores musculares
- Reduz o stress e ansiedade
- Reduz sensação de tensão e contratura muscular
- Estimula a circulação sanguínea
- Promove o relaxamento muscular
- Promove a sensação de bem-estar e relaxamento
Por estas razões, este tipo de massagem é altamente procurado, não só de forma a combater o stress, mas também, atenuar os efeitos negativos de carga excessiva ou posturas mantidas durante o trabalho ou dia-a-dia.
Massagem desportiva
É principalmente indicada para atletas ou praticantes de desporto, independentemente do seu nível. Esta massagem envolve um conjunto de técnicas manipulativas das estruturas músculo-esqueléticas, sendo executada de forma mais vigorosa, intensa e localizada.
A prática de desporto e exercício físico, seja a nível competitivo ou recreativo, expõe frequentemente os praticantes a esforço físico intenso. Desta forma, o aparecimento de fadiga e dores musculares é comum.
A massagem desportiva permite diminuir a sensação de fadiga e dor local, através da estimulação tecidular, aumento da circulação sanguínea local e libertação de hormonas associadas ao relaxamento. Assim, a massagem desportiva potencia a recuperação muscular, necessária às exigências do treino, bem como aumenta a capacidade para o exercício, levando a uma melhoria da performance.
Pode ser utilizada em qualquer período, como a preparação, prestação e recuperação de uma época desportiva, ou simplesmente no pré e pós-treino.
Benefícios
- Potenciar a circulação sanguínea
- Diminuição da dor muscular
- Aquecimento e ativação muscular pré-exercício
- Redução de risco de lesões
- Sensação de bem-estar
- Estimular a produção de oxitocina (hormona que promove o relaxamento)
Por fim, é importante realçar as necessidades de cada indivíduo, associadas às características de treino e biomecânicas de cada um. Sendo assim, as massagens serão sempre individualizadas, de forma a responder aos problemas específicos apresentados.
Apesar dos inúmeros benefícios das massagens para aliviar dores, sublinha-se que, face a determinados quadros de dor ou lesões, pode haver a necessidade de um acompanhamento e tratamento ainda mais aprofundado.
Além disso, a prestação deste serviço deve ser feito por profissionais de saúde, como o Fisioterapeuta, que possui a capacidade técnica e compreensão anatómica do sistema músculo-esquelético, aliada à capacidade de avaliação e rastreio, na necessidade de diagnóstico e tratamento de uma lesão.
O Fisioterapeuta permite, então, uma avaliação, acompanhamento e elaboração de um tratamento individualizado, juntando aos benefícios da massagem, a prescrição do alongamento, exercício terapêutico e recurso a tecnologia de eletroterapia, indispensável à recuperação e prevenção de lesões.
Aconselhamos que experimente as massagens de relaxamento ou desportivas na PhysioHub!
Texto da autoria da terapeuta Catarina Pino.